19 julho 2011

Mil e uma faces da mesma moeda

         É morbidamente engraçado.
       Como depois de tantos acontecimentos - um turbilhão deles, para ser mais exato, depois de várias e intensas emoções, de duras quedas e gloriosas retomadas, eu achar que possuia algum conhecimento e (ao menos um pouco que seja) domínio da minha própria vida.
    Só para descobrir que, sobre tudo que eu pensava ter a opinião correta, eu estava ingênua e redondamente enganado.
       Enganado sobre o que é errado, quando na verdade é o que é certo; enganado sobre o que é certo, quando na verdade esse certo nem sequer existe...
       Enganado sobre os amigos, pois na verdade muitos deles são víboras; enganado sobre os inimigos, que podem vir a ser grandes aliados – basta conhecê-los melhor e ver que seus inimigos são, na verdade, as pessoas mais parecidas com você.
       Enganado sobre o amor, que na verdade é pura incerteza; enganado sobre a vida, que também se resume a incerteza e ousadia... Enganado sobre a MINHA vida, que de perfeita, meus demais amigos, só tem a fachada; enganado sobre a morte, a única real certeza que possuímos – embora esteja rodeada por especulações e relativismos.
       Enganado sobre a adolescência, que não é um mar de rosas repleto de “liberté, égalité et fraternité”  e de alguma rebeldia e conflitos.Não é tão simples quanto parece, e nem tão fácil.
       Enganado sobre a juventude em sua maior parte, que, na verdade, há muito tempo apagou o fogo da revolução que queimava intensamente dentro de si e foi se adaptando ao conformismo, ao facebookismo e ao twitterismo, em sua grande parte alienando-se do mundo exterior e de seus problemas.
       Enganado sobre meu próprio romantismo que, ao contrário do que eu enganosamente pensava, até hoje só me fez sentir mais profundamente meu sofrimento por causa do(s) amor(es).Afinal, parece qu a frase faz sentido : « O romântico está fadado a procurar para sempre sua alma gêmea e seu sonhado amor perpétuo, verdadeiro... »
       Enganado sobre as pessoas.Enganado pelas pessoas.Enganado sobre o mundo.
       Enganado sobre a verdade, pois ela é relativa, multifacetada ; enganado também  sobre a mentira,  pois ela sempre possui um fundo de verdade.
       Enganado sobre conceitos, pois conceitos nos prendem a uma só visão ; enganado sobre virtudes, pois na verdade, quem as pratica pode se tornar um hipócrita, pois o ser humano, quer queira ou não, é imperfeito e pecaminoso.
       Enganado sobre tudo ao meu redor, enfim.
       Isso é mau ?
       Talvez. Cabe a mim decidir se devo remoer tantos equívocos e abraçar a nossa única certeza...
       ...Ou se devo refletir sobre as verdades – ainda que não absolutas – que acabo de descobrir, e sobre todos esses enganos ; vendo e vivendo a vida sob uma nova perspectiva.E assim prosseguir, sabendo sempre que estou enganado, talvez evitando que outros se enganem a meu respeito e posteriormente se decepcionem...
       Mas não me deixando levar, nem sequer abalar, por esses tantos enganos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário